quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Jordânia.

Jordânia, um país que abriga a cidade sagrada de Petra, eleita recentemente uma das sete maravilhas do mundo moderno, pode ser uma experiência surpreendente e reveladora, justamente por desfazer a relação simplista que normalmente se cria entre o mundo árabe, guerras, turbulências políticas e extremismo antiocidental.
Basta caminhar uma tarde pelas ruas de Amã, a capital do país, para tirar a prova. A alegria solícita do povo jordaniano é contagiante – sem contar que ali você está livre do assédio de vendedores sedentos pelo dinheiro dos turistas, algo comum em países como Egito e Marrocos. Se, por qualquer motivo, você disser que é do Brasil, as relações se tornam ainda mais cordiais e amistosas. A conversa logo descamba para o futebol, uma paixão também naquela região do globo.
Mas não é apenas por proporcionar uma experiência pacífica e intensa com a cultura árabe que a Jordânia surpreende. Apesar de pequeno, o país guarda tesouros da humanidade. Fica em um dos lugares de mais antiga ocupação humana, berço das religiões judaica, cristã e muçulmana, onde floresceram e prosperaram inúmeras civilizações. Junte-se a isso o exotismo da paisagem, formada quase que completamente por desertos, e o destino se revela perfeito para viajantes que gostam de aventura, mas não dispensam cultura e história.

6 comentários:

  1. Paisagens deslumbrantes e maravilhosamente lindas. Preciso visitar um país como esse para me livrar do estresse diário. Belo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada André Felipe, sua participação é muito importante para estarmos sempre melhorando e trazendo belas paisagens e textos informativos.

      Excluir
  2. Que lugar incrível,muito lindo mesmo Yasmeen,adorei a matéria....parabéns pela iniciativa de nos mostrar a exuberante culturas e paisagens do Oriente Médio...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida!!! Fico muito feliz que esteja gostando <3 bjs

      Excluir
  3. aH! MEXEU COMIGO,POIS ESTOU ESTUDANDO TEOLOGIA ,E FALOU EM JORDANIA EU ME ARREPIO O local de fixação de João Baptista na Betânia do Além Jordão, onde Jesus foi baptizado, é muito conhecido da Bíblia (João 1:28 e 10:40) e dos textos bizantinos e medievais.


    Os locais na zona de Betânia, faziam parte da antiga rota de peregrinação cristã entre Jerusalém, o Rio Jordão e o Monte Nebo.

    profeta elias meu grande amor...
    Esta área está associada ao relato bíblico que conta como o profeta Elias (Mar Elias, em árabe) foi arrebatado para os céus num carro de fogo.
    Lembra que eu perguntava sobre aquele santinho todo de branco e uma espada na mão era Elias.Para pra pensar o cara subiu aos céus em vida num carro de fogo é demais!mais lindo que a paisagem.




    ResponderExcluir